quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Flávia Guimarães dos Santos Gomes.   RA: C639BE-2


Resenha do tema: Língua versus Fala

Língua versus fala é um dos conceitos definidos por Saussure no seu estudo a respeito da dicotomia.
A dicotomia consiste em definir um objeto de estudo em relação a outro.
Há quatro dicotomias no estudo do Saussure:
·       Sincronia versus Diacronia
·       Língua versus Fala
·       Significante versus Significado
·       Paradigma versus Sintagma

Saussure foi o grande nome da linguística e desenvolveu a teoria do ESTRUTURALISMO. Nasceu em 26 de novembro de 1857 em Genebra, Suíça, morreu em 22 de fevereiro de 1913. Sua experiência acadêmica sobre linguística sendo utilizado o método comparativo no estudo da língua- mãe (latim) e a sua mudança no tempo, surgindo as línguas filhas, como: o português, o francês, o espanhol ,o italiana, todas com base no latim.
De acordo com Saussure a dicotomia língua versus fala é pertinente à medida que os fatos de língua podem ser estudados separadamente dos fatos de fala. Saussure não deixa de considerar, também, as interferências entre os dois tipos de fatos. Para ele, uma mudança no sistema pode advir de fatos de fala (como as mudanças de produção dos sons que ocorrem na fala e alteram o sistema fônico. São pertinentes para o estudo do sistema da língua quando interferem diretamente nas relações internas entre seus elementos sistematizados.

Um signo linguístico é uma relação entre um conceito e uma imagem acústica. Uma ideia, um pensamento que serve para interpretar o mundo. A língua antes de tudo, é um “sistema de signos correspondentes a ideias distintas”. Saussure disse que “a língua é um sistema de signos que exprimem ideias”.

Uma imagem acústica é a uma impressão psíquica de cada uma sequência articulada de sons. O significa e o significante são duas faces do signo linguístico.
Portanto, se a língua é um sistema de signos em que um signo se define pelo conjunto,  compreendemos então que não só os signos se definem uns em relação aos outros, mas também os elementos que compõem os significantes, isto é, os sons, bem como os significados.
PLANO DE AULA
Dados da Apresentação
Alunos: Fernando, Marcos, Camila, Flavia, Mateus, Carlos Eduardo, Wendell
Disciplina: Linguística Geral
Série: 2° Semestre – Licenciatura de Letras
Horas: 50min
Assunto
Língua X Fala na perspectiva Saussureana
Definição de Língua: é um sistema linguístico arbitrado e imposto coletivamente por uma sociedade linguística
Definição de Fala: é um ato do indivíduo que vai se utilizar desse sistema linguístico.
Objetivo
Que o aluno entenda o conceito e saiba usa-lo de forma ágil e pratica em seu dia a dia, podendo transmitir para os demais em sua volta .
Recursos Metodológicos
Analisar em diversos ambientes (em casa, na rua e através de filmes) a maneira da fala, escrita e trejeitos para comparar e (provar) como é na pratica, influenciando o aluno a interagir e questionar a si mesmo.
Material de Aula
-Filmes, documentários
- Exercícios em sala para a reflexão.
Avaliação
-Participação dos alunos em sala, com perguntas sobre o tema abordado
-Atividades como uma dinâmica com perguntas e respostas.





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