quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Wendell Roncoleta        RA:c5464j-3

Gerativismo

Chomsky afirma que o componente criativo da linguagem, indica um papel muito importante nos processos mentais, e que são inerentes à nossa espécie. A natureza da linguagem é, assim, relacionada à estrutura biológica humana, e a teoria linguística passa a ter o objetivo de explicar o funcionamento de um órgão mental particular responsável pelo funcionamento da linguagem humana. O papel do estímulo externo fica restrito à função de ativar o funcionamento desse órgão mental, ou seja, é através dessa experiência do individuo e o contato constante com a língua da comunidade em que esse indivíduo nasceu, ou seja, a experiência estimula a faculdade da linguagem, já prevista na estrutura biológica humana, a criar uma gramática que, respeitando seus princípios básicos, gera frases com prosperidade formais e semânticas.

Organizando Temos:

Input = Fragmento De Linguagem.
Input------------>Dispositivo De Aquisição Da Linguagem------------->Output.

A gramaticalidade de uma enunciação se origina de um julgamento intuitivo, partilhado pelos falantes nativos de um idioma, de que uma enunciação está bem formulada.

Exemplo de sentenças agramaticais no português, porém gramaticais em outros idiomas:
(*) – “Eu espero que você isso tenha feito.” (Falante nativo do Holandês)
(*) – “O que carro você comprou?” (Falante nativo do Alemão)
(*) – “Vocês recebem revistas frescas do estrangeiro.” (Falante nativo do Grego)



Em suma, o falante possui um conjunto muito abstrato e amplo de princípios que limitam as propriedades de sua língua e parâmetros que, ao serem fixados pela exposição aos dados, configuram o estado final das regras combinatórias do sistema linguístico adquirido.

Assim temos princípios e parâmetros.
Princípios:
- Invariáveis.
- Existem em todas as línguas (como o conceito de sujeito).
Parâmetros:
- Variáveis.
- Específico de uma língua. (conceito de sujeito nulo, que existe em algumas línguas).

PLANO DE AULA
ASSUNTO: Gerativismo


OBJETIVOS 
GERAL
Explicar os conceitos de Gerativismo.
ESPECÍFICOS
Fazer com que os alunos entendam  com clareza o gerativismo de CHOSMKI



RECURSOS METODOLÒGICOS

- Esta aula irá ser dedicada, exclusivamente, à explicar o conceito de gerativismo usando a leitura do texto base.
- Trabalhar com os exemplos do texto base
- elecionar exemplos do texto base, da sofisticação que as crianças possuem em formar sentenças complexas, sem antes mesmo de terem ido a escola.
  


MATERIAL DE AULA 

Texto base: NEGRAO, E.; SCHER,A & VIOTTI, E “ A competência linguística” IN:Fiorin, J.L Introdução à Linguística I. Objetos teóricos. São Paulo : Contexto, 2011



AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Exercícios sobre o texto base.
Pedir aos alunos para dar exemplos:
- Frase gramaticais e agramaticais do português.
- primeiras frases que as crianças começam a falar e os primeiros surgimentos de sintaxe


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