quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CAMILA ZACH                                                 C6236A9

Resenha do Tema: Língua X Fala

Os idiomas francês e português têm sua origem do latim e suas semelhanças foram objetos de estudo no século XIX, no chamado ''Método Histórico Comparativo". Ferdinand de Saussure, um importante teórico da época, falava sobre a semelhança entre estas línguas e definiu um novo objeto de estudo para a linguística, as dicotomias. Existem quatro pares de conceitos que resumem a análise de Saussure, que são: Diacronia X Sincronia; Língua X Fala; Significante X Significado e Paradigma X Sintagma. Todos esses pares de conceitos definem a dicotomias, que, vem do grego ''Dichotomia'' e significa dividir em partes iguais. 

Língua X Fala 
De acordo com Saussure, a língua opõe-se a fala, já que a língua é coletiva e a fala é individual. 
A língua é composta por um sistema de signos, é sistemática. 
A fala, além de ser individual, é particular. É a maneira como um indivíduo usa a língua. Isso pode ser visto nas inúmeras maneiras de se falar aqui no Brasil, as gírias e características que cada região possui. Com a pronuncia diferente em cada estado brasileiro, a língua em si não é alterada, pois mantem a forma do signo. Por exemplo, em alguns lugares as pessoas dizem ''mulér" em vez de ''mulher''. O signo dessa palavra não foi alterado, apenas o modo como foi falada. É importante ressaltar também que a língua não pode ser mudada por uma única pessoa. Essas mudanças ocorreram através dos anos, as pessoas foram se adaptando a essa nova língua. Um exemplo claro de como funciona é o livro Marcelo, Marmelo, Martelo de Ruth Rocha, que conta a história de um menino que muda o sentido das palavras por conta própria e depois não consegue se comunicar de forma clara com as outras pessoas. Sausurre também diz que, apesar de algumas palavras com ''Ih" perderem espaço em algumas línguas  faladas, ela não deixou de fazer parte do grupo linguístico 
Resumindo: Para Sausurrea língua diz respeito à estrutura do sistema linguístico adotado em determinado grupo linguístico e a fala é o uso desse sistema pelo indivíduo do grupo. 

I - PLANO DE AULA  

II. DADOS DA APRESENTAÇÃO
Alunos: Camila, Carlos Eduardo, Fernando, Flávia, Marcos, Wendell
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º Semestre – Licenciatura em Letras 
Horas: 50min. 

III – ASSUNTO: 
Língua X Fala segundo Saussurre. 
A língua é a estrutura do sistema linguístico adotado em determinado grupo e a fala é o uso desse sistema pelo indivíduo. 

IV – OBJETIVO: 
Ensinar aos alunos a diferença entre língua e fala de acordo com a visão de Saussurre.

V – RECURSOS METODOLÓGICOS: 

  • Leitura individual do texto; 
  • Expor as características de cada um com a ajuda dos alunos 
  • Resenha das principais ideias do texto.

VI – MATERIAL DE AULA: 

  • Texto: “A língua como objeto da linguística, PIETROFORTE, A. V. do Livro a Introdução à Linguística I, Objetos teóricos,  Fiorin, J. L. São Paulo: Contexto, 2011. 
  • Resenha e exercícios em sala. 

VIII - AVALIAÇÃO: 

  • Exercícios de fixação. 
  • Discussão sobre a diferença entre língua versus fala; 
  • Simulação de uma conversa entre duas ou mais pessoas com sotaques diferentes para que os alunos apontem os pontos principais do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário