Fernando Terra C696986
Resenha do tema: Língua versus Fala
Língua
versus fala é um dos conceitos definidos por Saussure no seu estudo a respeito
da dicotomia.
A dicotomia consiste em definir um objeto de
estudo em relação a outro.
Há
quatro dicotomias no estudo do Saussure:
· Sincronia
versus Diacronia
· Língua versus
Fala
· Significante
versus Significado
· Paradigma
versus Sintagma
Ferdinand
de Saussure foi o grande nome da linguística e desenvolveu a teoria do ESTRUTURALISMO. Nasceu em 26 de novembro de 1857 em Genebra, Suíça,
morreu em 22 de fevereiro
de 1913. Sua experiência acadêmica sobre linguística sendo utilizado o método
comparativo no estudo da língua- mãe (latim) e a sua mudança no tempo,
surgindo as línguas filhas, como: o português, o francês, o espanhol ,o italiana,
todas com base no latim, por exemplo:
Pater – latim pai - português/ padre –
espanhol/ pere - francês
Saussure chamou esta mudança da língua no tempo
de diacrônica e a a língua aplicada no tempo de sincrônica.
Segundo Saussure o objeto de estudo da
linguística é a língua e não a fala. De um lado, ele define a
língua como sendo um sistema social e coletivo que foi arbitrado por uma
sociedade linguística. Por outro lado a fala é um ato particular de cada
indivíduo. Mesmo em um grupo de pessoas que falam a mesma língua é possível à
comunicação entre si, mesmo que as falas são diferentes.
Na fábula de La Fontaine, no dialogo entre o
lobo e o cordeiro, em que o lobo acusa o cordeiro de beber sua água, o trecho
diz assim:
(Cordeiro) - Senhor encareço Vossa Alteza que
me desculpeis, mas acho que vos enganais: bebendo quase dez braças abaixo de
vós, nesta correnteza, não posso sujar-vos a água.
(Lobo)
- Não importa, Guardo mágoa de ti, que ano
passado, me destrataste, fingido,
Nesse sentido, Fiorin chama à atenção, que os
dois usam o mesmo sistema de elementos linguísticos, por exemplo, a colocação
das palavras na frase, vogais, consoantes, entre outras propriedades, mas a
fala é diferente.
Saussure
define a língua como um sistema linguístico e a fala um ato individual.
Fiorin
reforça a ideia de que o sistema é um conjunto organizado em que um elemento se
define pelo outro, ou seja, se os elementos estão organizados, quer dizer que
um elemento está em função do outro, sendo assim, este conjunto organizado de
elementos possui uma estrutura, o estruturalismo, teoria esta criada por
Saussure. Os elementos desse conjunto são os signos. A língua é um
conjunto de signos em que um signo se define pelos demais signos do conjunto. O
signo é a relação de um conceito (significado) a uma imagem acústica
(significante). O conceito é uma ideai para interpretar o mundo, agora uma
imagem acústica é uma impressão psíquica de uma sequência articulada de sons
com suas vogais e consoantes, formando a imagem acústica que é o seu
significante. O significado e o significante formam o signo linguístico.
Assim,
nos ensinamentos de Saussure, a língua diz respeito à estrutura do sistema
linguístico adotado em determinado grupo linguístico e a fala é o uso desse
sistema pelo indivíduo do grupo.
I.
PLANO DE AULA
II.
Dados da Apresentação
Alunos:
Fernando, Marcos, Camila, Flavia, Mateus, Carlos Eduardo,
Wendell
Disciplina:
Língua Portuguesa
Série:
2° Semestre – Licenciatura de Letras
Horas:
50min
III.
Assunto
Língua X Fala na perspectiva Saussureana
Definição de Língua: é um sistema linguístico arbitrado
e imposto coletivamente por uma sociedade linguística
Definição de Fala: é um ato do indivíduo que
vai se utilizar desse sistema linguístico.
IV.
Objetivo
Que o aluno aprenda a definição da língua e da
fala na perspectiva de Ferdinand de Saussure.
V.
Recursos Metodológicos
- Ler o texto
-Expor os conceitos na lousa para que o aluno
consiga entender e ter os conceitos.
- Formar grupos de seis alunos para conversarem
sobre o assunto
VI.
Material de Aula
- Texto: “A língua como objeto da linguística,
PIETROFORTE, A. V. do Livro a Introdução à Linguística I, Objetos
teóricos, Fiorin, J. L. São Paulo:
Contexto, 2011.
- Exercícios em sala
VII.
Avaliação
-Participação dos alunos em sala, com perguntas
sobre o tema abordado
-Eexercícios de fixação em sala de aula para os
alunos fazerem em grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário