quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Fernando Terra   C696986


Resenha do tema: Língua versus Fala

          Língua versus fala é um dos conceitos definidos por Saussure no seu estudo a respeito da dicotomia.
 A dicotomia consiste em definir um objeto de estudo em relação a outro.
          Há quatro dicotomias no estudo do Saussure:
·       Sincronia versus Diacronia
·       Língua versus Fala
·       Significante versus Significado
·       Paradigma versus Sintagma

Ferdinand de Saussure foi o grande nome da linguística e desenvolveu a teoria do ESTRUTURALISMO. Nasceu em 26 de novembro de 1857 em Genebra, Suíça, morreu em 22 de fevereiro de 1913. Sua experiência acadêmica sobre linguística sendo utilizado o método comparativo no estudo  da  língua- mãe (latim) e a sua mudança no tempo, surgindo as línguas filhas, como: o português, o francês, o espanhol ,o italiana, todas com base no latim, por exemplo:
Pater – latim               pai - português/ padre – espanhol/ pere - francês     

Saussure chamou esta mudança da língua no tempo de diacrônica e a a língua aplicada no tempo de sincrônica.

Segundo Saussure o objeto de estudo da linguística é a língua e não a fala. De um lado, ele define a língua como sendo um sistema social e coletivo que foi arbitrado por uma sociedade linguística. Por outro lado a fala é um ato particular de cada indivíduo. Mesmo em um grupo de pessoas que falam a mesma língua é possível à comunicação entre si, mesmo que as falas são diferentes.

Na fábula de La Fontaine, no dialogo entre o lobo e o cordeiro, em que o lobo acusa o cordeiro de beber sua água, o trecho diz assim:

(Cordeiro) - Senhor encareço Vossa Alteza que me desculpeis, mas acho que vos enganais: bebendo quase dez braças abaixo de vós, nesta correnteza, não posso sujar-vos a água.

(Lobo)   - Não importa, Guardo mágoa de ti, que ano passado, me destrataste, fingido,

  Nesse sentido, Fiorin chama à atenção, que os dois usam o mesmo sistema de elementos linguísticos, por exemplo, a colocação das palavras na frase, vogais, consoantes, entre outras propriedades, mas a fala é diferente.

Saussure define a língua como um sistema linguístico e a fala um ato individual. Fiorin reforça a ideia de que o sistema é um conjunto organizado em que um elemento se define pelo outro, ou seja, se os elementos estão organizados, quer dizer que um elemento está em função do outro, sendo assim, este conjunto organizado de elementos possui uma estrutura, o estruturalismo, teoria esta criada por Saussure. Os elementos desse conjunto são os signos. A língua é um conjunto de signos em que um signo se define pelos demais signos do conjunto. O signo é a relação de um conceito (significado) a uma imagem acústica (significante). O conceito é uma ideai para interpretar o mundo, agora uma imagem acústica é uma impressão psíquica de uma sequência articulada de sons com suas vogais e consoantes, formando a imagem acústica que é o seu significante. O significado e o significante formam o signo linguístico.

Assim, nos ensinamentos de Saussure, a língua diz respeito à estrutura do sistema linguístico adotado em determinado grupo linguístico e a fala é o uso desse sistema pelo indivíduo do grupo.



I. PLANO DE AULA
II. Dados da Apresentação
Alunos: Fernando, Marcos, Camila, Flavia, Mateus, Carlos Eduardo, Wendell
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2° Semestre – Licenciatura de Letras
Horas: 50min

III. Assunto
Língua X Fala na perspectiva Saussureana
Definição de Língua: é um sistema linguístico arbitrado e imposto coletivamente por uma sociedade linguística
Definição de Fala: é um ato do indivíduo que vai se utilizar desse sistema linguístico.

IV. Objetivo
Que o aluno aprenda a definição da língua e da fala na perspectiva de Ferdinand de Saussure.

V. Recursos Metodológicos
- Ler o texto
-Expor os conceitos na lousa para que o aluno consiga entender e ter os conceitos.
- Formar grupos de seis alunos para conversarem sobre o assunto

VI. Material de Aula
- Texto: “A língua como objeto da linguística, PIETROFORTE, A. V. do Livro a Introdução à Linguística I, Objetos teóricos,  Fiorin, J. L. São Paulo: Contexto, 2011.
- Exercícios em sala

VII. Avaliação
-Participação dos alunos em sala, com perguntas sobre o tema abordado

-Eexercícios de fixação em sala de aula para os alunos fazerem em grupo

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