quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Marcos Antonio Oliveira Lima Junior RA: C677DJ7

Resenha do tema: Língua versus Fala

          Língua versus fala é um dos conceitos definidos por Saussure no seu estudo a respeito da dicotomia.
 A dicotomia consiste em definir um objeto de estudo em relação a outro.
          Há quatro dicotomias no estudo do Saussure:
·       Sincronia versus Diacronia
·       Língua versus Fala
·       Significante versus Significado
·       Paradigma versus Sintagma

          Saussure define a língua como um novo objeto de estudo para a linguística, o fenômeno linguístico apresenta duas faces que se correspondem e das quais uma não vale sem a outra.

          Para Saussure a língua opõe-se a fala, por que a língua é coletiva e a fala é individual, podemos sintetizar da seguinte forma: língua é social e a fala é individual. Dessa forma, pessoas que falam a mesma língua, conseguem comunicar-se porque, apesar das diferentes falas, há o uso da língua. Saussure considera que a língua “não está completa em nenhum indivíduo, e só na massa ele existe de modo completo”, acrescenta-se ainda: “a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contratos estabelecidos entre os membros de uma mesma comunidade.”
De acordo com Saussure a dicotomia língua versus fala é pertinente à medida que os fatos de língua podem ser estudados separadamente dos fatos de fala. Saussure não deixa de considerar, também, as interferências entre os dois tipos de fatos. Para ele, uma mudança no sistema pode advir de fatos de fala (como as mudanças de produção dos sons que ocorrem na fala e alteram o sistema fônico. Só são pertinentes para o estudo do sistema da língua quando interferem diretamente nas relações internas entre seus elementos sistematizados.
O aparecimento no sistema linguístico do português dos sons palatais Ilh/ e Inh/ e o resultado da ação de uma semivogal li! sobre as consoantes III e In/. Quando essas consoantes eram seguidas de uma semivogal li!, elas palatalizavam-se na fala e, aos poucos, essa palatalização passou a fazer parte do sistema da língua: filiu > filho; mulier- . mulher; vinia > vinha. Esses sons palatais integraram o sistema da língua, quando adquiriram um valor diferencial, passando a distinguir signos diferentes: mala versus malha; mana versus manhã.
Em certas regiões do país, algumas palavras com /lh/ perderam a palatalização. Pronuncia-se mulé em lugar de mulher. Nem, por isso, o som /lh/ desapareceu do sistema do português, nem mesmo nessas regiões. Esse é um fato de fala que não afetou o sistema. À medida que o sistema é estudado em suas relações internas, uma vez ocorrida a mudança oriunda da fala, ela passa das ocorrências particulares da fala aos domínios gerais da língua, e é no sistema que ela passa, sincronicamente, a ser considerada.
I. PLANO DE AULA
II. Dados da Apresentação
Alunos: Fernando, Marcos, Camila, Flavia, Mateus, Carlos Eduardo, Wendell
Disciplina: Linguística Geral
Série: 2° Semestre – Licenciatura de Letras
Horas: 50min

III. Assunto
Língua X Fala na perspectiva Saussureana
Definição de Língua: é um sistema linguístico arbitrado e imposto coletivamente por uma sociedade linguística
Definição de Fala: é um ato do indivíduo que vai se utilizar desse sistema linguístico.

IV. Objetivo
Que o aluno aprenda a definição da língua e da fala na perspectiva de Ferdinand de Saussure, bem como, que perceba que embora a língua seja a mesma existem aspectos individuais que norteiam a fala, tornando-a peculiar.

V. Recursos Metodológicos
- Gravar “corpus” de conversas entre pessoas de diferentes regiões do pais;
-Apresentar esse corpus aos alunos;
- Formar grupos de seis alunos para conversarem sobre o assunto;
- Fazer debate entre os grupos com relação aos aspectos regionais e individuais que podem fazer com que a fala varie entre os falantes da mesma língua.

VI. Material de Aula
- Texto: “A língua como objeto da linguística, PIETROFORTE, A. V. do Livro a Introdução à Linguística I, Objetos teóricos,  Fiorin, J. L. São Paulo: Contexto, 2011.
- Exercícios em sala

VII. Avaliação
-Participação dos alunos em sala, com perguntas sobre o tema abordado
-Determinar que os alunos façam uma redação sobre o que acharam das conversas exposta e aula e que nesta redação apontem a diferença entre língua e fala na perspectiva de Saussure



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