Marcos Antonio Oliveira
Lima Junior RA: C677DJ7
Resenha do tema: Língua versus Fala
Língua versus fala é um
dos conceitos definidos por Saussure no seu estudo a respeito da dicotomia.
A dicotomia
consiste em definir um objeto de estudo em relação a outro.
Há quatro dicotomias no
estudo do Saussure:
·
Sincronia versus Diacronia
·
Língua versus Fala
·
Significante versus Significado
·
Paradigma versus Sintagma
Saussure define a língua como um novo
objeto de estudo para a linguística, o fenômeno linguístico apresenta duas
faces que se correspondem e das quais uma não vale sem a outra.
Para Saussure a língua opõe-se a fala, por que a língua é coletiva e a fala é individual, podemos sintetizar da seguinte forma: língua é social e a fala é individual. Dessa forma, pessoas que falam a mesma língua, conseguem comunicar-se porque, apesar das diferentes falas, há o uso da língua. Saussure considera que a língua “não está completa em nenhum indivíduo, e só na massa ele existe de modo completo”, acrescenta-se ainda: “a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contratos estabelecidos entre os membros de uma mesma comunidade.”
De
acordo com Saussure a dicotomia língua versus fala é pertinente à medida que
os fatos de língua podem ser estudados separadamente dos fatos de fala. Saussure
não deixa de considerar, também, as interferências entre os dois tipos de
fatos. Para ele, uma mudança no sistema pode advir de fatos de fala (como as mudanças
de produção dos sons que ocorrem na fala e alteram o sistema fônico. Só são
pertinentes para o estudo do sistema da língua quando interferem diretamente
nas relações internas entre seus elementos sistematizados.
O
aparecimento no sistema linguístico do português dos sons palatais Ilh/ e Inh/
e o resultado da ação de uma semivogal li! sobre as consoantes III e In/.
Quando essas consoantes eram seguidas de uma semivogal li!, elas
palatalizavam-se na fala e, aos poucos, essa palatalização passou a fazer parte
do sistema da língua: filiu > filho; mulier- . mulher; vinia > vinha.
Esses sons palatais integraram o sistema da língua, quando adquiriram um valor
diferencial, passando a distinguir signos diferentes: mala versus malha; mana
versus manhã.
Em
certas regiões do país, algumas palavras com /lh/ perderam a palatalização.
Pronuncia-se mulé em lugar de mulher. Nem, por isso, o som /lh/ desapareceu do
sistema do português, nem mesmo nessas regiões. Esse é um fato de fala que não
afetou o sistema. À medida que o sistema é estudado em suas relações
internas, uma vez ocorrida a mudança oriunda da fala, ela passa das ocorrências
particulares da fala aos domínios gerais da língua, e é no sistema que ela
passa, sincronicamente, a ser considerada.
I. PLANO DE AULA
II. Dados da Apresentação
Alunos: Fernando, Marcos, Camila, Flavia, Mateus, Carlos
Eduardo, Wendell
Disciplina: Linguística Geral
Série: 2° Semestre – Licenciatura de Letras
Horas: 50min
III. Assunto
Língua X Fala na perspectiva Saussureana
Definição de Língua: é um sistema linguístico arbitrado e imposto
coletivamente por uma sociedade linguística
Definição de Fala: é um ato do indivíduo que vai se utilizar desse
sistema linguístico.
IV. Objetivo
Que o aluno aprenda a definição da língua e da fala
na perspectiva de Ferdinand de Saussure, bem como, que perceba que embora a língua
seja a mesma existem aspectos individuais que norteiam a fala, tornando-a
peculiar.
V. Recursos Metodológicos
- Gravar “corpus” de conversas entre pessoas de diferentes regiões do
pais;
-Apresentar esse corpus aos alunos;
- Formar grupos de seis alunos para conversarem sobre o assunto;
- Fazer debate entre os grupos com relação aos
aspectos regionais e individuais que podem fazer com que a fala varie entre os
falantes da mesma língua.
VI. Material de Aula
- Texto: “A língua como objeto da linguística, PIETROFORTE, A. V. do
Livro a Introdução à Linguística I, Objetos teóricos, Fiorin, J. L. São Paulo: Contexto, 2011.
- Exercícios em sala
VII. Avaliação
-Participação dos alunos em sala, com perguntas sobre o tema abordado
-Determinar que os alunos façam uma redação sobre o que acharam das
conversas exposta e aula e que nesta redação apontem a diferença entre língua e
fala na perspectiva de Saussure
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