segunda-feira, 23 de maio de 2016

Classicismo





Também conhecido como Quinhentismo (século XV), é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa, séc. XV a XVI), que teve grandes transformações culturais, políticas e econômicas. 


Dentre os vários foram os fatores que levaram a tais transformações estão: 



• A crise religiosa, era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero;



• As grandes navegações, quando o homem foi além dos limites da sua terra;



• Invenção da imprensa que contribuiu para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica), além de proporcionar mais conhecimento para o povo.



Nesta mesma época o antropocentrismo atingiu a sua plenitude, quando o homem que passou a ser evidenciado, e não mais Deus. Tinha inspiração do mundo greco-romano (Antiguidade Clássica), afinal estes também eram antropocêntricos.



PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS


Escreveu poesias (líricas e épicas) e peças teatrais, porém sua obra mais conhecida e consagrada é a epopéia “Os Lusíadas”, considerada uma obra-prima.

“Os Lusíadas” é dividida em dez partes (cantos) com 8.816 versos distribuídos em 1.120 estrofes e narra a viagem de Vasco da Gama às Índias, enfatizando alguns momentos importantes da história de Portugal.

Sá de Miranda, Bernardim Ribeiro e Antonio Ferreira foram outros autores do classicismo, mas que não tiveram tanto destaque quanto Camões. 

CARACTERÍSTICAS

• Racionalismo: A razão predomina sobre o sentimento, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão;

• Universalismo: Os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais, de preocupação universal, passaram a ser privilegiadas;

• Perfeição formal: Métrica, rima e correção gramatical passam a ser motivo de atenção e preocupação;

• Presença da mitologia greco-latina;

• Humanismo: Os dogmas da Igreja são extintos pelo homem e a preocupação com si próprio aumenta, assim como a valorização da sua vida aqui na Terra e a sua capacidade de produzir e conquistar. Ainda assim, a religiosidade não desapareceu por completo.

O Classicismo terminou em 1580, com a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também com a morte de Camões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário