segunda-feira, 28 de março de 2016

PROJETO APS O CLASSICISMO PORTUGUÊS E OS LUSÍADAS

               UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA

 CAMILA ZACH
FERNANDO TERRA
 MARCOS OLIVEIRA
FLAVIA GOMES
RAPHAELA 




O CLASSICISMO PORTUGUÊS E OS LUSÍADAS






Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota, sob solicitação e orientação da Professora Lígia Menna à disciplina da Literatura Portuguesa do curso de Letras do Campos Vergueiro.
                                                                         blog.letras2015@gmail.com





                                        

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................3
2 OBJETIVOS.....................................................................................................3
3 JUSTIFICATIVA..............................................................................................3
4 METODOLOGIA.............................................................................................4
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................4



1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar para os estudantes de Língua Portuguesa e de outros cursos, aspectos relevantes do movimento literário da Literatura Portuguesa ao Classicismo que inicia em Portugal no ano de 1527 e termina em 1580 com a morte de Camões e coincidentemente o início da União Ibérica, surgindo a nova escola do Barroco. O marco inicial do classicismo foi à volta de Francisco Sá de Miranda a Portugal, após passar seis anos na Itália, introduzindo assim, novos conceitos de arte e um novo ideal de poesia adotando assim a medida nova como o verso decassílabo na composição poética do soneto (dois quartetos e dois tercetos).
O renascimento português encontra sua máxima expressão do movimento Classicista em Luiz Vaz de Camões destacando assim a obra Os Lusíadas

2. OBJETIVO
          Que os alunos consigam identificar os fatores que proporcionaram o novo pensamento do mundo inspirados na cultura dos gregos e romanos, dessa forma surgi o Renascimento no século XIV ao XVI na Itália, levar ao aluno o estudo e reflexão do movimento Classicista em Portugal proposto pelo poeta Sá de Miranda e o grande autor do movimento Luis Vaz de Camões em especial sua maior obra poética épica “Os Lusíadas” e entender a estrutura da obra no seu aspecto referente aos cantos, estrofes, versos e a sonoridade da rima camoniana.

3.  JUSTIFICATIVA
                    As razões que motivaram esse projeto é a relevância do estudo do movimento literário do Classicismo que contribuiu na mudança e na forma de ver o mundo, resgatando assim a cultura dos gregos e romanos colocando o homem no centro do mundo capaz de modificar sua vida na suas qualidades e diferenças que foram esquecidos na Idade Média.

                   
4. METODOLOGIA
                    A metodologia no ensino será perguntar aos alunos o que é “ser clássico” e depois o que é “Classicismo”.
                    Diante das informações ouvidas e discutidas em sala de aula o professor deverá levá-los à sala de informática para ver se utilizam corretamente a pesquisa do que é “ser clássico” o que foi o movimento literário do classicismo português e a obra literária “os Lusíadas” de Camões, acessando os sites (www.infoescola.com/literatura/classicismo) e (www.google. com.br)
                    Após as pesquisas deveram imprimir os temas e em grupo deveram discutir o assunto entre eles e posteriormente entre os grupos.

                   
5.  REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: http://www.abnt.org.br/.
MENNA, Lígia. Material distribuído em sala de aula, Classicismo, Os Lusíadas, 2016.
Disponível em http://letrasclassicismo.blogspot.com.br
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br

blog.letras2015@gmail.com




            


3 comentários:

  1. Pessoal, é preciso "alimentar" o blog, com conteúdos, textos, imagens e comentários.
    Tenham um bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o blog continua sem conteúdo. É preciso fazer um plano de aula também.

    ResponderExcluir
  3. Top 3 Casino App | Mobile & Online Gambling - JeTHub
    Best New 강원도 출장샵 Slots Apps in New York City 2020 · #NewCasino. New Slots App & 과천 출장마사지 Online Gambling App. Casino App 여수 출장안마 is the Best New York งานออนไลน์ City Casino & Online 전주 출장안마 Gambling App. New Slots App

    ResponderExcluir